quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Atenas http://www.infoescola.com/mitologia-grega/atena/08/12/11 H:13:50


Atena era a deusa grega da sabedoria e das artes. Os romanos a chamavam de Minerva. Foi concebida da união de Zeus e da deusa Métis. Era uma deusa virgem, linda guerreira protetora de seus heróis escolhidos e também de sua cidade AtenasAtena leva uma lança em sua mão, mas que não significa guerra e sim uma estratégia de vencer, também foi a inventora do freio, sendo a primeira que amansou os cavalos para que os homens conseguissem domá-los. A cidade Atenas era sua preferida já que levou seu nome e onde também se fazia cultos em sua homenagem.


Atena, considerada a deusa virgem, ficou assim durante toda a história, pois pedia para que os deuses não se apaixonassem, pois ela ficaria grávida e teria que largar sua vida de guerras e passar a viver em uma vida doméstica.
Atena também ficou conhecida como Minerva pelo voto de desempate que deu quando julgou Orestes juntamente com o povo de Atenas. Orestes matou a mãe para se vingar da morte do pai. Atena deu o voto de Minerva como é conhecido hoje, e declarou Orestes inocente.
Por ser uma cidade bem sucedida e comercial, Atenas despertou a cobiça de muitas cidades gregas. Esparta se uniu a outras cidades gregas para atacar Atenas. A Guerra do Peloponeso (431 a 404 a.C.) durou 27 anos e Esparta venceu, tomando a capital grega para si, que, a propósito, continuou riquíssima culturalmente.  

Esparta http://pt.wikipedia.org/wiki/Le%C3%B3nidas_I_de_Esparta 08/12/11 H:13:25








Esparta encontra-se numa região de terras apropriadas para o cultivo da vinha e da oliveira. Na Antiguidade era uma cidade de caráter militarista e oligárquico, nunca tendo desenvolvido uma área urbana importante.
Em Esparta, os homens eram na sua maioria soldados e foram responsáveis pelo avanço das técnicas militares, melhorando e desenvolvendo um treino, organização e disciplina nunca vistos até então.
Relativamente ao poder, Atenas era a principal rival de Esparta e foi ela que liderou as cidades-estado gregas na luta contra os invasores persas, em 480 a.C.. A Constituição de Esparta, segundo a tradição, foi escrita por um legislador chamado Licurgo, que teria vivido no século IX a.C..

Esparta surgiu em meados do século IX a.C.. Durante a época micénica existiram a sul do local onde nasceria Esparta dois centros urbanos, Amiclas e Terapne. Nesta última cidade, encontraram-se santuários dedicados ao rei Menelau e à sua esposa Helena, personagens da Ilíada de Homero.
O homem que conseguisse viver até os trinta anos tornava-se um oficial, voltando ao quartel com todos os direitos de cidadão espartano, além de direito ao voto, direito a ter relações sexuais com mulheres e direito a casar. Os homens engravidavam suas mulheres, casavam-se com elas e voltavam ao quartel depois de deixá-las grávidas em suas casas. Aos sessenta anos, poderiam ir para a casa de suas esposas para viver com elas.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

As origens da moeda http://www.angelinicoins.com/Hist/Grecia/OrigemMoeda.html 06/12/11 h:14:12



Embora se remonte a etimologia de moeda, a origem se atribui mais diretamente ao latim moneta, " moeda ", metonimia o lugar onde se cunhavam moedas em Roma, o templo Juno Moneta.

 Unidade representativa de valor aceita como instrumento de troca numa comunidade.
A moeda corrente e a que circula legalmente num pais. Moedas fortes são as que tem curso internacional, como instrumento de troca e reservas de valor.
Graças a moeda, pode o indivíduo generalizar seu poder de compra e obter da sociedade aquilo que sua moeda lhe da direito, sob a forma que melhor lhe convém.



Muito  se falou, se publicou, porém é sempre bom recordar... Por volta do século VIII a.C., as tribos gregas já conquistavam as ilhas do mar Egeu, Grécia continental e territórios que se espalhavam da Sicília à Ásia, da Costa Africana até o Mar Negro. O povo grego, chamado de Helenos, nesta época já dominava a agricultura, fundiam ferro, esculpiam o bronze, navegavam com segurança pelo Mediterrâneo e estabeleciam um crescente comércio. As comunidades primordiais transformaram-se em unidades sócio-economicamente mais "maduras", desenvolvendo as "cidades-estados" independentes, ficando unidas pela língua, escrita e pelos mesmos deuses, catalisando o nascimento da civilização grega.

O periodo arcaico http://pt.wikipedia.org/wiki/Per%C3%ADodo_Arcaico 06/12/11 h:13:45

Período Arcaico é o nome que se dá ao período da Grecia Antiga em que ocorreu o desenvolvimento cultural, político e social, situado entre c. 700 a.C. e 500 a.C., posterior à Idade das Trevas e antecessor o Período clássico. Nesta altura dão-se os primeiros avanços significativos para a ascensão da democracia e observa-se também uma revitalização da linguagem escrita.
Em termos artísticos o período caracteriza-se pela edificação dos primeiros templos inspirados nas habitações micénicas, pelas tipologias escultóricas kouros e kore, e pelo início do registro de pintura negra em cerâmica
  
Um dos fenômenos mais importantes do Período Arcaico foi o da colonização, que espalhou os gregos um pouco por toda a área costeira da bacia do Mar Mediterrâneo e do Mar Negro.
Os motivos que geraram estes fenômenos foram variados. Entres eles podem ser referidos os excessos populacionais, as dificuldades da pólis em alimentar a sua população após um período de seca ou de chuvas torrenciais, os interesses comerciais ou a simples curiosidade e espírito aventureiro.
 As pessoas conhecimento de cada coisa q vinha a ser um Periodo arcaico .

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

A grecia Homérica http://infoescola.com/historia/periodo-homerico/25/11/11 h:14:04

O periodo Homerico representa uma nova fase na estruturação da sociedade  grega em decorrencia da invasçao dos dorios no perido .anterior do novo povo incerrou a cultura creto -micenica que esteve presente por seculos em seu lugar deu inicio a cultura gentilica. A  comunidade gentilica era a base da sociedade que se organizava em torno de unidades de produção e consumos autônomas denominadas oikos.eles viviam em sociedade rural.q era dirigido pelos patriarcas.Eles tinham funções politicas,economicas religiosas e comerciais.As mulheres eram dependentes e sujeitas ao arbitrio sexual do marido executavam trabalhos domesticos, dependendo do pai,marido ou filho mais velho.

Os micênios http;//pt.wikibooks.org/wki/civilizações da antiguidade/os micênios Hr:13:50 25/11/2011



Micenas; a cidade de Agamenon que,de acordo com Homero foi a  maior amportância para os reis gregos que lutaram comtra tróia  que foi encomtrada Heinrich Schliemann  Alemão que até os 40 anos trabalhou como comerciante,que era admirado por Homero,através de obras; os aqueus viviam sob o regime da sociedade de classes.
Existia um rei chamado wanax,que possuía um caráter divino.
a sociedade micênica se expandio(foram eles que derrotaram os cretences e troianos)Que foram vencidos pelos dórios.
Hoje,acredita-se que a Ilídia e a Odisséia foram poemas escritos no século VIII a.C., em um período bem posterior ã destruição da civilização dos micenos.

OS cretenses site:htp//www.sohistorias.com.br/cf2/grecia/cretenses.php-25/11/11-h:13:47

Inicio da civilizaçao grega creta desenvolveu-se entre aproximadamente 2000 e 1400.a.c. uma damais brilhante civilizaçoes da antinguidade .A civilização cretence tinha conhecimento da escrita desenvolveu  uma rica produção artesanal e um imenso comercio maritimo.Naquela epoca as pessoa tinham conhecimento de tudo que eles abitavam e contruiam uma grandiosa civilização,q ñ avia muitas imformações sobre a historia de creta,a escrita era minaica era ultilizada pelos povos cretenses,a escrita passou a ser semelhantes aos hieroglifos egipcios,era formadas por cimbolos q fazia parte dos relatos antigos gregos.Os cretenses abrangia varias ilhas vizinhas mar Egueo,a ilha de chipre ,a siria,de onde eles traziam metais para as suas oficinas,e o Egito de onde traziam mafim e perfumes .O comercio era a base da economia para se aprofundar as atividades comercias.

Lendas da Grécia antiga htp://www.suapesquisa.com/mitologiagrega/ hr:13:48 25/11/2011

Há séculos atrás ,não existia nemhum tipo explicações científicas para os fenômenos ocorridos naquela época daí os gregos criaram vários mitos para transmitir mensagens para as pessoas.
Eles enxergavam a vida com tudo os que cercavam,e atribuiam explicações para tudo.com imaginações fetéis criaram vários personagens e figuras mitológicas como:Hérois,deuses,ninfas,titãs e centauros.
com a habitação do mundo material que era influênciada em suas vidas.era só preciso observar a natureza ao seu redor.para atingirem seus objetivos.