Embora se remonte a etimologia de moeda, a origem se atribui mais diretamente ao latim moneta, " moeda ", metonimia o lugar onde se cunhavam moedas em Roma, o templo Juno Moneta.
Unidade representativa de valor aceita como instrumento de troca numa comunidade.
A moeda corrente e a que circula legalmente num pais. Moedas fortes são as que tem curso internacional, como instrumento de troca e reservas de valor.
Graças a moeda, pode o indivíduo generalizar seu poder de compra e obter da sociedade aquilo que sua moeda lhe da direito, sob a forma que melhor lhe convém.
Muito se falou, se publicou, porém é sempre bom recordar... Por volta do século VIII a.C., as tribos gregas já conquistavam as ilhas do mar Egeu, Grécia continental e territórios que se espalhavam da Sicília à Ásia, da Costa Africana até o Mar Negro. O povo grego, chamado de Helenos, nesta época já dominava a agricultura, fundiam ferro, esculpiam o bronze, navegavam com segurança pelo Mediterrâneo e estabeleciam um crescente comércio. As comunidades primordiais transformaram-se em unidades sócio-economicamente mais "maduras", desenvolvendo as "cidades-estados" independentes, ficando unidas pela língua, escrita e pelos mesmos deuses, catalisando o nascimento da civilização grega.
Nenhum comentário:
Postar um comentário